Secretaria de Saúde de Patos inicia vacinação contra gripe nesta segunda-feira (23)

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos estará dando início à vacinação contra a gripe nesta segunda-feira, dia 23 de abril. A ação segue o calendário da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, realizada pelo Ministério da Saúde, e se estenderá até o dia 1º de junho.

A princípio, a vacinação estará disponível para gestantes e profissionais de saúde; e a partir do dia 7 de maio para grupos prioritários, tais como: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, professores das redes pública e privada, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com doenças crônicas. Em Patos, o dia ‘D’ da campanha acontecerá no dia 12 de maio.

De acordo com Suely Medeiros, coordenadora de imunização do município, uma mobilização está sendo organizada para o dia ‘D’ da campanha, com o objetivo de alcançar a toda a população que deve tomar a vacina.

“Nós iremos abastecer as Unidades Básicas de Saúde de acordo com o cronograma de funcionamento do município. Amanhã nós estaremos atendendo a gestantes e profissionais da saúde, e a partir do dia 7, vacinaremos os demais grupos prioritários. Nós estamos organizando uma estratégia para vacinar o maior número de pessoas possível, disponibilizando duas ou mais Unidades de Saúde para vacinação em cada DGA, para garantir o atendimento a toda população”, ressaltou Suelly.

Segundo o Ministério da Saúde, os grupos prioritários totalizam 54,4 milhões de pessoas no país. A pasta informou que adquiriu 60 milhões de doses, que serão entregues aos estados em etapas. “O Ministério da Saúde está assegurando vacina para 100% do público-alvo da campanha”, acrescentou, em nota.

Publicidade