Coordecom - 4 de Outubro de 2017 - (1202 j leram)

Secretaria de Sade far Dia D da Campanha Outubro Rosa com mutiro de mamografias nesta quarta (4)

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos estará promovendo o Dia D da mamografia, ação que faz parte da Campanha Outubro Rosa, nesta quarta-feira, (04/10), nos períodos manhã e tarde, começando das 8h até as 17h, com um mutirão de exames de mamografias que estará sendo realizado no estacionamento da UPA Dr Otávio Pires de Lacerda, localizada na Rua do Prado, Bairro Maternidade.
 
A ação faz parte da programação da Campanha Outubro Rosa no município de Patos e tem como objetivo realizar 80 exames de mamografias, de forma totalmente gratuita, em mulheres entre 50 e 69 anos de idade, faixa-etária que obedece o que preconiza o Ministério da Saúde para exames de mamografias no Brasil.
 
De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher, Herta Soraia Ribeiro, é importante que as mulheres se conscientizem da relevância da prevenção. “É importante que a cada dois anos as mulheres realizem exames de mamografia, pois apesar de existir o autoexame da mama, que pode ser realizado até pela própria mulher ou o médico, existem nódulos com tamanhos mínimos que só podem ser detectados através do exame”, esclareceu.
 
As mulheres que tiverem interesse em fazer o exame, devem se dirigir até o local munidas do cartão do SUS, um documento de identificação oficial com foto e uma requisição médica, que pode ser encaminhada até por um enfermeiro.

Publicidade