Luanja Dantas - 28 de Agosto de 2017 - (6187 j leram)

Patos tem aumento em casos de Aids e sfilis, registra CTA

A cidade de Patos registrou um aumento de 70% nos casos de sífilis esse ano. Até julho desse ano, 12 casos já foram confirmados. No mesmo período do ano passado, apenas sete casos foram registrados no Centro de Testagem e Aconselhamento, CTA.

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível que, se não tratada, pode comprometer o sistema nervoso central, o sistema cardiovascular, além de órgãos como olhos, pele e ossos.

Os casos de Aids também cresceram. Até o momento, 16 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

De acordo com a coordenadora do CTA, Erika Kaline, a procura por informações e tratamento tem aumentado bastante. De janeiro até ahora, mais de 400 pessoas foram atendidas no Centro.

O CTA oferece testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, além dos aconselhamentos.

O serviço dispõe de uma equipe multiprofissional composta por infectologista, assistente social, psicólogo, enfermeiro, entre outros, dando assistência aos pacientes que, por ventura, tenham seus laudos reagentes a algumas das doenças anteriormente mencionadas.

maispatos.com

Publicidade