Portal 40 Graus - 5 de Novembro de 2017 - (981 j leram)

Primeira noite de Festival de Picotes rene milhares de pessoas numa programao pra l de cultural

Lugar de muitas histórias, com um patrimônio histórico rico e ambiental primoroso, a Vila de Picotes também é lugar de cultura. 

A primeira noite do 1º Festival Cultural de Picotes, nesta sexta-feira(03), em São Mamede-PB, atraiu um grande público curioso para ver de perto a vasta programação cultural que reuniu milhares de pessoas em um dos cenários mais deslumbrantes do nosso Sertão. 

A Vila ficou pequena, mas atrativa e aconchegante. A programação foi recheada de atrações musicais e exibição de curtas metragens que foram rodados na Vila Picotes. Foram um dos aperitivos de uma noite que ainda reservou a feirinha de artesanato, exposição de fotos antigas e Stands, além da cantora Isabella Fernandes e Forró da Macambira. 

O lugar do início do século XX, localizada na zona rural de São Mamede, no Alto Sertão da Paraíba, foi descoberta por gente de fora. No entanto, nesta noite foi redescoberto por pessoas simples do lugar mesmo que mal conheciam as suas produções e acompanharam os filmes brasileiros, como “Cinema, Aspirinas e Urubus”, “A Botija do Vei Nicolau”, e o mais recente e premiado filme “Deserto”, gravado em Picotes, que tem no seu elenco Lima Duarte.

A noite ainda reservou, por exemplo, a passagem do comercial gravado da Nissan que popularizou nacionalmente o local. Sem falar na apresentação da Banda Marcial Professora Fidalni que deu seu show aparte. 

Em entrevista ao 40 Graus, o prefeito Umberto Jefferson agradeceu aos parceiros na realização do evento, a exemplo da Secretaria de Cultura do Estado, uma vez que o momento de crise atinge todo o país. “Pensar num festival cultural em momento desse é complicado, mas, tivemos pé no chão com muita parceria, quase sem ônus para a prefeitura. Estamos promovendo esse festival de cultura. Então, tenho que agradecer a vários parceiros, não só ao governo do estado, mas, outros que iremos divulgar no momento oportuno que vem dando esse apoio financeiro para que a gente possa promover a nossa Vila de Picotes”, afirmou. 

O secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, que participou ativamente da organização, afirmou que “São Mamede entra com o pé direito na produção cultural sertaneja, resguardando uma área de grande relevância histórica e apontando de forma muito segura para uma política de desenvolvimento do turismo e da economia criativa local”. “A gente pôde ver aqui tudo muito simples e verdadeiro. Tudo muito bem articulado. Tudo ampliado com a vontade de quem sabe que é preciso resistir e realizar atividades que movimentem economicamente uma região de rica em gastronomia, artesanato e que ainda guarda as principais características das culturas tradicionais”, expressou Lau.

O evento reuniu diversas autoridades da região, políticos do Vale do Sabugí e do Sertão que foram prestigiar a primeira noite de evento, a exemplo dos prefeitos Otoni Medeiros, Zezé, vice Chicão, Rosalba Motta, ex-prefeitos Chagas e Dr. Umberto Marinho, deputado Nabor Wanderley, entre outras lideranças. A segunda noite promete ser ainda mais diversificada e deve atrair um grande público. Siga abaixo a programação.

Publicidade