Moradores denunciam maus-tratos e morte de animais em lixão de Monteiro

Depois de Igaracy, no Sertão da Paraíba, o município de Monteiro, no Cariri, é alvo de denúncia de matança de animais. O grupo de protetores “Coração Pet” revela que constatou a existência de 20 animais mortos por envenenamento, no lixão da cidade, no último final de semana, após denúncias. No total, foram encontrados 16 cães e quatro gatos que ainda estavam agonizando quando a equipe chegou ao local.

Um dos defensores dos animais, Dayslan Breno de Andrade, foi ao lixão e identificou carcaças de cães e animais envenenados, inclusive postou imagens do lixão nas redes sociais . O fato repercutiu na Câmara Municipal. O vereador Bião Nunes manifestou sua preocupação com o bem-estar da população e o respeito aos animais do município.

O parlamentar apresentou um requerimento, pedindo a prefeitura que realize a construção de um canil que serviria para alojar os animais, controlar a população de cães e a proliferação de doenças. O canil também teria o trabalho de incentivar a adoção. O Ministério Público em Monteiro ainda não recebeu formalmente nenhuma denúncia sobre o caso.

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, divulgou uma nota, informando que uma equipe da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Infraestrutura, acompanhada de um veterinário, foi até o lixão e constatou a morte de apenas três animais. Ela também anunciou uma parceria com uma empresa privada para a construção de um abrigo para animais.

Veja nota da prefeitura

A Prefeitura de Monteiro, diante de informações veiculadas nas redes sociais denunciando maus tratos e extermínios a cães na área do Lixão, informamos que tão logo tomou conhecimento a prefeita Anna Lorena determinou que a equipe da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Infraestrutura se deslocassem ao local acompanhados de um médico veterinário para verificar in-loco a denúncia.

Conforme relato preliminar do médico veterinário Ricardo Morato, no local foram encontrados duas carcaças de cães, possivelmente mortos há vários meses e um gato com aparência de morte recente, cujo relatório oficial deve ser apresentado nas próximas 24 horas.

A Prefeitura de Monteiro informa que está atenta a estes casos de animais soltos na área urbana e pede a colaboração dos proprietários e responsáveis pelos animais, sejam eles de quaisquer espécies que estejam circulando no município, causando transtornos a população.

Informamos ainda que o município está formalizando parceria com uma entidade privada para o acolhimento dos animais apreendidos pela equipe da Secretaria de Infraestrutura, oferecendo condições para o bom trato destes animais caninos.

Ciente de um problema que envolve toda a sociedade, a prefeita Anna Lorena mantém o compromisso de continuar cuidando cada vez melhor de nossa querida Cidade e por isso é necessário o envolvimento de todos os setores da sociedade”.

Publicidade