Câmara Municipal de Patos concede voto de aplauso ao Grupo de Capoeira ‘Cordão de Ouro’

A Câmara Municipal de Patos, na sessão ordinária desta terça-feira, dia 07 de agosto, concedeu tribuna livre ao Grupo de Capoeira ‘Cordão de Ouro’ e entregou voto de aplauso apresentado pela vereadora Lucinha Peixoto (PCdoB).

O voto foi motivado em comemoração ao Dia Municipal do Capoeirista, celebrado no dia 03 de agosto através da Lei nº 4.915/2017.

O Grupo Cordão de Ouro vem desde o início dos anos 2000 realizando em Patos diversas atividades de forma voluntária e voltada para crianças e adolescentes da cidade, possui em torno de 60 componentes que se encontram semanalmente para a prática do esporte.

Diego Sampaio, contra mestre que coordena o grupo, falou da satisfação de poder receber o voto de aplauso na Casa Legislativa.

“Eu não tenho nem como expressar, a palavra eu acho que se resume em felicidade, muita felicidade em está recebendo essa comenda, é um sonho sendo realizado e colhendo os frutos de um trabalho realizado na cidade”, disse.

Já o membro do grupo, Mailton Medeiros, afirmou que a cidade de Patos está de parabéns por ter uma data para celebrar o dia do capoeirista. “É uma satisfação enorme pra gente que trabalha com a capoeira, que vive a capoeira em ter um dia específico de representatividade do nosso esporte, porque nós temos a dificuldade de divulgação, a dificuldade de preconceito. Então apesar desse dia não ser comemorado em outros estados, a cidade de Patos está de parabéns por ter destinado um dia referente ao dia do capoeirista”, afirmou.

Para Lígia Laura Borges, de 16 anos, que tem o pai capoeirista, participar do Cordão de Ouro significa ter outra família e ter liberdade de expressão. Ela garantiu que começou a tomar gosto pelo esporte aos sete anos de idade.

 Bruno Feitosa de Araújo enalteceu o papel do mestre da capoeira. “A satisfação é do reconhecimento de ter um bom mestre porque pra ser aluno tem que ter um bom mestre por trás da gente, cuidando da gente e dando todo apoio e suporte que a gente necessita”, elogiou.

A capoeira ensina de diversas maneiras, usando brincadeiras, letras de música, instrumentos musicais, aulas de história, atividades físicas, defesa pessoal entre outros benefícios.

No final da sessão, houve uma apresentação de roda de capoeira no estacionamento da Câmara Municipal.

Publicidade