CREAS e CRAS desenvolvem ações do Maio Laranja em escolas municipais

ando início ao cronograma de ações da Campanha Maio Laranja, de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do CREAS Chico Bocão, CRAS Geralda Medeiros, Gerência de Proteção Social Especial e PETI, está desenvolvendo ações de orientação e conscientização com alunos das escolas municipais.

Dentre as unidades escolares visitadas na terça-feira, dia 15, estavam o CIEP V Maria Eudócia/Santa Terezinha, a Escola Professor Oliveira e a Escola Dom Expedito. Já nesta quarta-feira, dia 16, as ações aconteceram pela manhã nas escolas Zefinha Mota e Professor Oliveira, e no turno da tarde será a vez das turmas da Escola Alírio Meira.

 

Em cada escola uma equipe faz uma palestra com viés orientador e informativo para crianças e jovens, com o intuito de ampliar o elo de comunicação entre alunos, professores e equipamentos de proteção, para que casos de abuso ou exploração sejam identificados e combatidos.

Na Escola Zefinha Mota, localizada nas Sete Casas, uma equipe formada por assistente social e educador social do CREAS, levaram um teatro de fantoches para tratar do tema com alunos dos 1° e 2° anos.

“Para esse momento com essas crianças das turmas de 1° e 2° ano nós pensamos em abordar o assunto do abuso sexual de uma forma mais lúdica através do uso de fantoches contando a história de uma florzinha que foi agredida por um homem mau. Passamos esse assunto através da historinha para que as crianças possam entender o que vem a ser o abuso, e que assim possam repassar para os pais,” disse a assistente social do CREAS, Ana Raquel Dantas.

As ações do Maio Laranja continuam durante toda semana nas escolas e também com atividades nas entidades parceiras.

Publicidade