A “AMA-DE-LEITE”

O que é uma “Ama de Leite”? Muita gente não sabe, mas, uma “Ama-de-leite” é uma mãe que substitui a Mãe legítima na amamentação do seu filho, quando por algum motivo, ela não dispuser de leite suficiente para nutri-lo. Essa prática que era mais comum antigamente, quando no tempo da escravatura onde às mães “brancas”, filhas dos Senhores de Engenho, utilizava às escravas “negras” para amamentarem seus filhos, exatamente, por não serem dotadas de leite suficiente para saciar as necessidades básicas das suas crianças, até elas atingirem certa idade.

Com certeza, em outros lugares, após a escravatura, algumas pessoas devem ter se utilizados dessa prática, no intuito de sanar tal deficiência. Aqui no sertão do estado, na cidade de São Mamede, temos um caso semelhante que pode ser citado, como forma de ilustrar o tema que está sendo enfocado. Trata-se de uma senhora conhecida por “Nenê de Chico Chaprão” que, quando concebeu a sua primeira filha, (Ceicinha), precisou recorrer a uma “Ama-de-leite” (Jussara de Neto), para alimentá-la. Hoje, a menina que era uma criancinha, já se tornou uma moça robusta, forte e bonita, e mantém um grande laço de amizade entre elas: a “Ama-de-leite”, a sua Mãe e ela, conforme, podemos contemplar nas fotos da matéria.

Fica demonstrado com isso, que, quando há inteiração entre as pessoas, surgem dessa relação de amizade grandes fluidos e, naturalmente, com isso, todos saem ganhando; todos são contemplados pela sábia “Mãe Natureza”!   Parabéns, para toadas essas mães que, para criarem seus filhos sãs e sadios, procuram e recorrem aos vários meios disponíveis que lhes são propiciados ou convenientes.

Publicidade