Anchieta Guerra - 3 de Abril de 2018 - (547 j leram)

DIA DO JORNALISTA

A “Liberdade de Expressão” e a “Formação de Opinião”, no meu entendimento, são correlatas aos fins a que se propõem. Essas manifestações a meu ver são mais dinâmicas e mais constantes quando são formadas pelo profissional da imprensa, que, em geral, são os Jornalistas ou Redatores. Como vamos comemorar no próximo dia 07 de Abril, o Dia do Jornalista, quero prestar minha homenagem a todos os Jornalistas do mundo que, de maneira lúcida, aguerrida, sincera, objetiva, justa, destemida e profissional, exercem seu papel que é o de: informar, analisar, divulgar, formar opiniões e agir de maneira imparcial, esmiuçando em detalhes os pormenores que ocorrem no dia a dia, para que tenhamos conhecimentos do que está acontecendo em todos os seguimentos da sociedade.  Seja, no campo Político, Econômico, Jurídico, Artístico, Trabalhista, Esportivo, Social e, nos diversos outros setores da Sociedade, o Jornalista sempre irá está presente para nos “agraciar” com suas informações a respeito de algo que acontece ou aconteceu e que merece atenção e destaque para todos nós.

Esse profissional, no entanto, enfrenta muitas resistências e muitas adversidades, ao longo de sua carreira. Isso, conforme, já ficou evidenciado nos primórdios do Império, quando: Giovanni Battista Libero Badaró, que era Médico e Jornalista, e um importante patriota, que lutava pelo fim da monarquia portuguesa e a Independência do Brasil, foi assassinado, em 22 de Novembro de 1830, por alguns inimigos políticos. Desta feita, surgiu então, um grande movimento pela renúncia de Dom. Pedro I, o fazendo abdicar do trono e dá lugar ao seu filho, Dom. Pedro II, com apenas 14 anos de idade, em 07 de abril de 1831. Porém, só cem anos depois, foi que, através da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, que o Dia do Jornalista foi criado. Justamente, para homenagear o seu inspirador maior: Giovanni Battista Libero Badaró. De lá para cá, não têm sido muito fácil para os seus seguidores, ou seja, os Jornalistas do mundo todo, que vêem sofrendo por parte de alguns “inconformados”, vários tipos de pressão e hostilidades, para calá-los! No entanto, o que vemos é à vontade; é a garra; é o desejo do seu ego, – como profissional que é – além, é claro, do seu grande objetivo e compromisso, que é a informação e a notícia recheada de detalhes, para que as pessoas sejam conhecedoras e a partir de então, formem suas opiniões próprias, calcadas nos informes dos Jornalistas.

Desejo e felicito a todos os jornalistas que fazem ou que fizeram (os que foram assassinados ou os aposentados) da profissão um “ofício”, com imparcialidades e coerência, MEUS Parabéns!

Mensagens e Frases para o Dia do Jornalista

"Mais do que transformar os fatos em notícias, você é responsável por perpetuar os acontecimentos na história."

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." (George Orwell)

"Você nos dá ouvidos. Você nos dá olhos. Você nos dá voz. E nós damos os parabéns!

Publicidade