Anchieta Guerra - 5 de Fevereiro de 2018 - (475 j leram)

CASAL VINTE (DO FORR). Por Anchieta Guerra

Todos os anos na nossa região, principalmente, nas cidades de: Patos, São Mamede, São José do Bonfim, Malta e outras cidades circunvizinhas, os “Festejos Juninos” já se tornaram uma tradição, que se arrasta há muito tempo atrás. Há uma migração de gente de vários lugares do Brasil e outros países, para prestigiarem essa bela e atrativa manifestação popular.

Nesse contexto festivo e tradicional, aparece ou surgi para engrandecer, abrilhantar e ilustrar essa manifestação Nordestina, alguns personagem que se destacam pela irreverência que serve de “nutriente” para ilustrar mais ainda, essa grandeza folclórica, que são os Festejos Juninos, que, de maneira alegre e espontânea, procura referenciar os santos: Santo Antonio, São João e São Pedro, com fogos de artifícios, fogueiras, quadrilhas juninas, enfeites e ornamentações com bandeiras, e muito forro!

Inseridos nesse contexto aqui em Patos e São Mamede, conhecemos um casal que se projeta todos os anos pela maneira como se comportam para o engrandecimento e animação dos nossos festejos. Esse casal que, segundo, “FAFÁ” (Músico), – por eles exibirem um comportamento de união, dedicação, cumplicidade e respeito um pelo outro – os apelidou de: “Casal Vinte”!

Tive o prazer de conhecê-los, pessoalmente, e fiquei encantado pela forma como se doam para se manterem unidos. Refiro-me aqui ao Sr. José Antonio de Araújo (Zé Américo ou Zé Pequeno, para os mais próximos.) e a Senhora: Maria das Graças Cesar de Araújo. Ele, originário do sítio Serra Branca, em São Mamede, e ela nascida em Patos, vinda de uma família tradicional da cidade. Da união de ambos, nasceu apenas uma filha, que se chama Júlia Maria Cesar, pela qual eles nutrem muito orgulho.

Portanto, quero deixar aqui o meu apreço e admiração para esse casal simples, humilde e irreverente que, com muita animação e irreverência, enriquecem, anualmente, nossa tradicional festa Junina.

 

Parabéns!

Patos, 05 /02/2018
Anchieta Guerra

Publicidade